Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 B - Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologia ao currículo.
Corsista; Francisca Marques dos Santos Oliveira, Francisca Crispim de Almeida Silva Etelvina Alves Ismael
Unidade Escolar; Colégio Estadual Antônio Alencar Leão
Data: 13/09/2010
Estrutura Curricular: Ensino Fundamental séries finais
Componente Curricular: Língua Portuguesa e Matemática
Tema: Produção, Interpretação, Leitura, As quatro operações, fração, simplificação, etc.
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com essa aula?
Os educandos aprenderão ler textos com êxito, produzir com clareza e objetividade, Interpretar as quartos operações dentre outras.
Duração das atividades: Fevereiro a novembro de 2010.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
Noções de leitura, produção, interpretação, tabuada, etc.
Estratégia e recurso da aula:
O Projeto Reforço Escolar acontece semanalmente com a coordenação da Orientadora Educacional Francisca Marques dos Santos Oliveira, a mesma ministra juntos com voluntários as aulas de matemática e de Língua Portuguesa.
A Coordenadora Pedagógica Itelvina Alves Ismael ministra aulas de reforço de Língua Portuguesa.
O referido projeto acontece com a participação da família,dos pais e dos alunos com dificuldade de aprendizagem; os referidos alunos são chamados gradativamente pela escola.
As tecnologias acontecem através de um cronograma, onde digitam textos, e utilizam outros programas no âmbito do projeto.
A Patrulha Escolar também participa destas ações, ajudando a escola na conscientização da família na escola.
Os Amigos da Escola colaboram também, ajudando nas aulas para os alunos com dificuldade de aprendizagem.
Percebemos que a equipe escolar participa ativamente desse processo ensino aprendizagem.
De forma contínua, como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, no desenvolvimento das aulas regulares;
De forma paralela, ao longo do ano letivo e em horários diversos às aulas vão acontecendo gradativamente.
Os conteúdos trabalhados são:
Língua Portuguesa: Produção, Leitura e interpretação.
Matemática: As quatro operações e os conteúdos da sala de aula.
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 B - Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologia ao currículo.
Corsista; Francisca Marques dos Santos Oliveira, Francisca Crispim de Almeida Silva Etelvina Alves Ismael
Unidade Escolar; Colégio Estadual Antônio Alencar Leão
Data: 13/09/2010
Estrutura Curricular: Ensino Fundamental séries finais
Componente Curricular: Língua Portuguesa e Matemática
Tema: Produção, Interpretação, Leitura, As quatro operações, fração, simplificação, etc.
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com essa aula?
Os educandos aprenderão ler textos com êxito, produzir com clareza e objetividade, Interpretar as quartos operações dentre outras.
Duração das atividades: Fevereiro a novembro de 2010.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
Noções de leitura, produção, interpretação, tabuada, etc.
Estratégia e recurso da aula:
O Projeto Reforço Escolar acontece semanalmente com a coordenação da Orientadora Educacional Francisca Marques dos Santos Oliveira, a mesma ministra juntos com voluntários as aulas de matemática e de Língua Portuguesa.
A Coordenadora Pedagógica Itelvina Alves Ismael ministra aulas de reforço de Língua Portuguesa.
O referido projeto acontece com a participação da família,dos pais e dos alunos com dificuldade de aprendizagem; os referidos alunos são chamados gradativamente pela escola.
As tecnologias acontecem através de um cronograma, onde digitam textos, e utilizam outros programas no âmbito do projeto.
A Patrulha Escolar também participa destas ações, ajudando a escola na conscientização da família na escola.
Os Amigos da Escola colaboram também, ajudando nas aulas para os alunos com dificuldade de aprendizagem.
Percebemos que a equipe escolar participa ativamente desse processo ensino aprendizagem.
De forma contínua, como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, no desenvolvimento das aulas regulares;
De forma paralela, ao longo do ano letivo e em horários diversos às aulas vão acontecendo gradativamente.
Os conteúdos trabalhados são:
Língua Portuguesa: Produção, Leitura e interpretação.
Matemática: As quatro operações e os conteúdos da sala de aula.
Recursos complementares:
v Materiais didáticos. ( cadernos, livros, giz, quadro).
v Material humano. ( monitores/alunos).
v Tecnologia ( programas word, excel, paint e outros
v Internet
Avaliação:
A avaliação do projeto acontece semanalmente de forma oral juntamente com os monitores, onde é revisto as ações do projeto.
No final de cada ano letivo é realizada uma ficha a equipe escolar/pais/família onde os mesmos respondem avaliando o trabalho; o que precisa melhorar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário