terça-feira, 8 de junho de 2010

Unidade II Atividade 4 a - planejando atividade com hipertexto ou internet

CURSO: Tecnologia na Educação ensinando e aprendendo com as TIC
CURSISTA: Francisca Crispim de Almeida Silva
ESCOLA: Colégio Estadual Antonio Alencar Leão
TUTORA: Deusiran de Sousa Barros Silva
UNIDADE:2 – Internet, hipertexto e hipermídia.
ATIVIDADE: 4 A – Planejando atividade com Hipertexto ou internet.
OLIMPÍADA ECOLÓGICA: uma abordagem lúdica dos problemas ambientais
Autor e Co-autor(es) Autor :Josina Augusta Tavares Teixeira JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII
Co-autor(es) : Andréa Vassallo Fagundes
Estrutura Curricular:
Modalidade / Nível de Ensino: Ensino Fundamental Inicial
Componente Curricular: Meio Ambiente
Tema: Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
OBJETIVOS
Oportunizar ao aluno :
• Observar, questionar, criticar, denunciar e criar alternativas para as questões ambientais.
• Participar ativamente das discussões, opinando e acatando opiniões.
• Aprender a jogar, a perder e a ganhar.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deverá estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Estratégias e recursos da aula
JUSTIFICATIVA
Todos os dias, a mídia expõe ao mundo os problemas ambientais causados pelo homem e que, segundo os cientistas, comprometem drasticamene a harmonia ambiental do planeta Terra.
A Escola, enquanto agente construtor da cidadania deparou-se, então, com a urgente demanda de trazer as discussões ambientais para dentro das suas salas de aula.
Esse tema é, geralmente, de grande interesse para os alunos, propiciando atividades ricas e discussões envolventes. Além disso, a grande quantidade de textos e outros recursos disponibilizados pela mídia possibilitam um contato concreto com a escrita real.
Também, dado o seu caráter universal, o tema meio ambiente possibilita um trabalho interdisciplinar, em decorrência dos vários aspectos da realidade que abriga.
Os professores, em grande parte, têm abordado o assunto de forma lúdica e atraente, colocando o aluno no centro das discussões, evitando a monotonia e o cansaço que desmotivam o aluno para um efetivo envolvimento. Surgem, assim, jogos, gincanas, filmes, olimpíadas e outros recursos que cumprem um papel didático de suma importância.

ATIVIDADES
1ª etapa
a) Traçar um projeto didático que envolva a leitura e a escrita de textos, prospectos, notícias de jornal escrito e falado, filmes, entrevistas e todo o tipo de linguagens que abordem o meio ambiente, privilegiando a observação da realidade e os recursos reais oferecidos pela mídia. (sugestões: filme Wall-e; sites como http:/www.canalkids.com.br/meioambiente/ onde encontramos diversos textos interessantes; recursos educacionais do portal do professor como os relacionados abaixo.)
Jogo da reciclagem
O ciclo da água
Um mundo contra a poluição
2ª etapa
b) Propor aos alunos uma Olimpíada ecológica.
Caberá aos alunos:
* Reunirem-se em grupos.
* Estudarem todas as questões que serão usadas no jogo, xerocadas e distribuídas previamente pela professora.
* Trazerem material ilustrativo que será apresentado no dia do jogo.
Caberá à professora:
* Xerocar as fichas que conterão as questões a serem respondidas e distribuí-las aos alunos.
* Viabilizar um espaço mais favorável à realização das Olimpíadas.
* Acompanhar os trabalhos dos grupos, de modo a garantir que todos se envolvam e cumpram suas funções.
c) Sugestão de serão distribuídas aos alunos
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário